Cultiva Cultura

Festival 12 Anos do Grupo de Circo e Teatro Rosa dos Ventos - Homenagem Turma do Biribinha

De 7 de Abril a 04 de Junho

Para obter mais informações sobre o festival clique na imagem abaixo:


 

A programação é recheada de espetáculos de música, teatro, circo, oficinas e o... REGO DO GORILA – Todo mundo quer ver!

O projeto tem o apoio do MTR, Cooperativa Paulista de Teatro, Projeto Aquarela, Federação Prudentina de Teatro, prefeituras de Caiuabu, Rancharia e Paraguaçu Paulista.É apoiado pelo ProAC ICMS - Programa de Ação Cultura da Secretaria de Estado da Cultura.

As mesas temáticas trarão pessoas muito bacanas que passarão por temas como políticas públicas para a Cultura, Teatro de Rua e Teatro de Grupo, Circo Teatro e Circo Teatro de Rua, Teatro e Comunidade, além de homenagens e lançamentos de livros.

O Festival vai até dia 04 de junho mas tem alguns intervalos no meio.

Além de comemorar os 12 anos do Rosa do Ventos o Festival homenageia o Palhaço Biribinha de Arapiraca AL, um mestre, um palhaço com mais de 50 anos de carreira (25 de idade) que reconhecemos como um dos mais importantes representantes dessa arte no país. A homenagem também será estendida ao Circo Dioni, um dos poucos circos que tem sua vida dedicada principalmente ao Oeste do Estado de São Paulo. São artistas, guerreiros, que levam adiante uma tradição incrível de carregar suas casas e sua arte de cidade em cidade e que merecem todo o nosso respeito e reverência.

para ver as fotos dos espetáculos clique aqui.




 

ARTISTAS DE PRESIDENTE PRUDENTE SOB AMEAÇA!

Vimos, por meio desta carta aberta, alertar toda a população e a opinião pública em geral sobre as ações da Secretaria Municipal de Cultura de Presidente Prudente-SP, conduzidas pelo secretário Sr. Fábio Nogueira, em relação aos questionamentos e proposições encaminhados pela Federação Prudentina de Teatro - FPT.
No longo histórico de arbitrariedades que aviltam a democracia e a nós, cidadãos e trabalhadores da cultura, a última repetiu-se com a aprovação, às escuras, na Câmara Municipal, da Lei Complementar (178/2010) que alterou a composição do Conselho Municipal de Cultura - COMUC/PP sem o conhecimento de seus conselheiros. Não faz muito tempo, a última composição do conselho foi arbitrariamente destituída, depois de mais de um ano de trabalho. Infelizmente a história se repete, nos mesmos termos de absurdo autoritarismo, agora com a finalidade de destituir a FPT deste conselho.
Dentro do COMUC a Federação tem solicitado esclarecimentos sobre destinação dos recursos do Fundo Municipal de Cultura e defendido a construção de uma política pública municipal de cultura pautada no diálogo com a classe artística e representantes de sociedade civil.
O fato inequívoco é que o Secretário de Cultura de Presidente Prudente é incapaz de participar de um processo democrático de discussão de teses políticas e projetos para a cultura com a sociedade civil. Política de balcão, abuso de poder e assédio moral tem sido o estratagema de sua perpetuação na Secretaria de Cultura há mais de 15 anos.
Tememos ataques à nossa dignidade e aos direitos humanos, sabedores que somos da truculência com que o secretário está acostumado a resolver os seus problemas. E é por isso que escrevemos esta carta no sentido de tornar pública a nossa indignação.

Presidente Prudente-SP, 19 de Dezembro de 2010.

FEDERAÇÃO PRUDENTINA DE TEATRO
Os Mamatchas, Brincantes do Pisa Chão, Rosa dos Ventos, Teatro do Alfinete

Visite a Federação Prudentina de Teatro no nosso blog:

Pontinho de Cultura em PP


A Federação Prudentina de Teatro recebeu um prêmio do Pontinho de Cultura!
Parabéns aos atores e atrizes que lutam para serem indenpendentes, autosustentáveis e que provem que a arte pode gerar renda e ser um grande e potencial caminho de empregabilidade.
Vamos o pessoal da cultura nessa de prêmios e editais MinC e Proacs da vida. No entanto, o debate é desligarmos das políticas compensatórias para as artes não comercializáveis para obtermos do próprio trabalho o nosso sustento. Não depender de políticas ou depender menos é urgente na construção de uma política cultural efetiva! E que fodam-se essa prefeitulhas com seus poderecos de merda!


NO BAQUETE DO FENTEPP O TEATRO PRUDENTINO PASSA FOME


Sexta-feira 20 de agosto, começou mais uma edição do FENTEPP - Festival Nacional de Teatro de Presidente Prudente. E qual a posição da Federação Prudentina de Teatro a respeito do mesmo? Somos favoráveis ao Festival, sim. Mas não nos moldes em que se apresenta: em sua 17ª realização o Festival conta com apenas dois grupos da cidade, sendo que um é ligado à Secretaria Municipal de Cultura (SECUT) e outro à Federação, porém houve uma informação no jornal de que este segundo grupo está no Festival como representante da classe teatral prudentina. Que Festival é este que não investe nos artistas locais? É um Festival com uma semana de duração e que atende uma baixa porcentagem da população do município. Os grupos teatrais locais sofrem com falta de apoio. Muitos grupos estão sem forças para continuar seus trabalhos. Somos a favor de um edital municipal de fomento à produção teatral e compra de espetáculos. Queremos saber para onde vai o dinheiro gasto na cultura prudentina. Somos a favor da qualificação do teatro prudentino. Como transformar Prudente num pólo cultural com estas condições? O abrilhantamento da cidade durantes os dias de Festival contrasta com os artistas passando fome no resto do ano, sendo convidados pela SECUT para apresentações gratuitas. Contamos com a clareza da política cultura da cidade pelo Conselho Municipal de Cultura que está sendo novamente convocado após demissão coletiva com a acusação do próprio Secretário de Cultura de que o mesmo estava inativo. O mesmo Secretário que se nega a responder os ofícios encaminhados por nós. Somos favoráveis ao Fentepp, mas não sob esta postura.
________________________________________________________




A manifestação no dia 23/08 iniciou-se em frente ao Teatro Cesar Cava, antes da apresentação do espetáculo as 20h do Fentepp, partiu para a Câmara Municipal (onde ocorreu uma manifestação silenciosa), fez uma parada no sinal da Av. Marcondes e para finalizar em frente ao Teatro Municipal antes de mais uma apresentação do Fentepp.
Secontrário de Cultura
17.003%
Ele não promete:
  • O estabelecimento imediato de um Fórum Municipal de Política Cultural para criação do Plano Municipal de Cultura
  • Tornar o Conselho Municipal de Cultura (COMUC) reconhecido nos poderes Executivo e Legislativo e deixar o mesmo ser deliberativo
  • Abrir as contas detalhadas de gastos do FENTEPP ao COMUC e prestar contas do Fundo Municipal de Cultura (FUMAC) desde 1999 a 2010
  • Destinar 5% do FUMAC para apoio à viagens de grupos artísticos segundo edital específico para esta finalidade
Obrigado por acreditar que eu poderia fazer algo pela cultura prudentina!




Artistas vestem camisa após apresentação

 Manifestação silenciosa na Câmara Municipal - vereadores leêm o santinho do Secontrário





Fonte: federacaoprudentinadetetro.blogspot.com